Três dicas para driblar a pressão no emprego durante a crise

de Redação em 14 de junho de 2017

Vanessa Tobias, pesquisadora do comportamento e gestão de conflitos, apresenta técnicas para um bom desempenho no ambiente de trabalho

O desemprego no Brasil subiu para 13,7% só no primeiro trimestre de 2017, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para aqueles que permanecem em ambiente corporativo, o maior desafio é lidar com a pressão do trabalho no dia a dia. Bater metas, cumprir prazos e encarar as cobranças de forma leve parecem tarefas difíceis.

Mas se a tensão organizacional existe, como o profissional pode lidar com ela? Vanessa Tobias, pesquisadora do comportamento e gestão de conflitos, dá dicas para alcançar o equilíbrio emocional e driblar a pressão no ambiente de trabalho.

Conheça a persona
Eventualmente, nos deparamos com ambientes onde atuamos com mais papéis de vida. Precisamos assumir a persona mãe, a persona filha, a persona empresária, entre outras. Mas como fazer para que não haja disputa entre os papéis durante a rotina? De acordo com a especialista, é importante saber respeitar cada persona e atuar de forma consciente – saber lidar com todas elas em seus momentos e suas atividades – para que os resultados sejam os melhores possíveis.

“Na minha casa eu posso ser mãe, esposa, filha e tia. A questão é: precisamos ter um momento específico, um foco, direcionado para cada uma delas, evitando assim conflitos. No trabalho, devo assumir a persona profissional, ou seja, meu foco e energia estão neste ambiente e é nele que devemos nos concentrar para otimizar resultados. É preciso saber deixar “de lado” as outras personas, para assumí-las na hora certa”, explica Vanessa.

Linguagem corporal no trabalho: fique atento à postura
Melhore sua postura. Muitas pessoas se expressam melhor com a linguagem corporal. Gestos, expressões, até olhares podem trazer sentimentos como desânimo e irritabilidade à tona. Pense como você quer que seja o seu dia e escreva em um papel ou fale alto para que possa assimilar estas informações com confiança e tranquilidade. Se o pensamento já for ruim logo cedo, todos os mecanismos internos vão condicioná-lo para que realmente nada dê certo.

Crie seu próprio roteiro
Para ter a sensação de dever cumprido no final da semana, a dica é não insistir nas rotinas. Pequenas mudanças no seu dia a dia podem fazer toda a diferença na concretização das metas. Se hoje você começou a resolver pendências, coisas que requerem uma maior atenção durante o horário da manhã, no dia seguinte comece o trabalho com tarefas mais suaves e de fácil resolução. Lembre-se que deve se sentir à vontade para desempenhar sua função. Não existe uma fórmula ideal para todos os profissionais. Listar atividades é importante para organização, mas cada um deve montar o seu próprio roteiro.

Vanessa Tobias trabalha com cursos de Life Coaching, além de ser idealizadora de métodos como “27 Dias Para Mudar Minha Vida‎ “, curso online para expandir a consciência e inspirar transformações de vida.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail