Um bom líder extrai o melhor de sua equipe

0
1972

Atualmente, o que vemos no mercado de trabalho é uma briga de gerações que faz com que as empresas tenham uma alta rotatividade no seu quadro de funcionários. Um dos motivos para isso é o fato de que os líderes estão com uma visão ainda muito retrógrada, voltada ao século passado, no qual o indivíduo que estava no topo da hierarquia, tanto social quanto organizacional, era o que detinha o poder e o respeito, mesmo que tratasse seus funcionários como recursos e não como colaboradores.

Este cenário vem mudando e algumas empresas estão buscando melhorar o relacionamento entre os líderes e seus liderados a fim de proporcionar uma maior integração e, com isso, gerar um ganho tanto para a companhia (diminuição da rotatividade, maior aproveitamento do colaborador em sua área de atuação, aumento de resultado etc) quanto para os colaboradores (abertura para expor sua opinião, feedbacks constantes, acompanhamento de sua evolução de carreira etc).

Parece óbvio, mas é importante um líder entender as diferenças entre as pessoas: cada indivíduo tem suas características, necessidades, motivações e satisfações. Um bom líder precisa ser flexível, perspicaz e coerente para detectar os fatores determinantes de seus liderados e, para esse exercício, a pirâmide criada pelo psicólogo Abraham Maslow, que apresenta as “Hierarquias das Necessidades Humanas”, pode ajudar.

Valorizar as necessidades e apontar as qualidades são tarefas importantes para estreitar o relacionamento e a confiança de seus liderados, pois um dos papéis do líder é estimular o crescimento e o sucesso profissional de sua equipe.

Outro ponto importante é saber diferenciar a satisfação e a motivação dos indivíduos. Muitas pessoas associam diretamente o sentimento de satisfação com a motivação, mas isso, conceitualmente, não é correto:

– Satisfação é um prazer gerado a partir do ambiente que o indivíduo se encontra, por exemplo, no contexto empresarial temos salário, benefícios, horário flexível, entre outros.

– Motivação é um prazer gerado a partir da tarefa realizada pelo indivíduo e nela está envolvido o sentimento de crescimento profissional e de sua autorrealização. Um exemplo disso é quando desenvolvemos uma atividade desafiadora e com um alto grau de responsabilidade.

Identificar os pontos que geram satisfação e pontos que geram motivação para os seus colaboradores é um dos trabalhos mais importantes da gestão de pessoas, porque após esse levantamento é possível montar um plano de evolução individual, tanto da parte técnica como da comportamental, e realizar o devido acompanhamento para manter sua equipe em evolução.

Esse processo exige que o trabalho da liderança e os resultados esperados sejam monitorados de perto e isso tem incentivado os líderes a buscarem cada vez mais conhecimentos ligados à gestão de pessoas, como o Coaching, no qual desenvolve técnicas para auxiliar no desenvolvimento das competências dos seus liderados.

Outra característica de um bom líder é incentivar o trabalho em equipe, proporcionando uma relação de confiança entre os colaboradores para o desenvolvimento de ideias, soluções inovadoras para o negócio, além de um resultado final com qualidade. Gestão de pessoas e trabalho em equipe estão diretamente ligados e são essenciais para que o líder consiga montar um time que se completa, no qual cada integrante entrega o seu melhor, conforme suas habilidades e capacidades.

O trabalho em equipe traz benefícios e resultados para a organização. Além disso, incentiva a troca contínua de informações e experiências entre os colaboradores, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional de toda a equipe. As empresas que estão capacitando seus líderes na gestão de pessoas e, por consequência, investindo no trabalho em equipe, terão os melhores resultados.

Acreditamos que um líder com habilidades para conduzir pessoas à alta performance, tendo como aliado um ambiente descontraído para uma fácil comunicação entre os times, além do acompanhamento diário das atividades, se torna muito mais produtivo. Afinal, dedicamos boa parte de nossas vidas ao trabalho e tornar o dia a dia prazeroso é um desafio da gestão.

Paulo Marcus de Ramos e Mauro Mantovani Filho, coordenadores da área de desenvolvimento da VoxAge

Um bom líder extrai o melhor de sua equipe

comentários