Uma nova experiência em sustentabilidade para o RH

0
416
Françoise: aprendizado coletivo

Um dos grandes desafios do século 21 é desenvolver formas de fazer negócio que equilibrem resultados econômicos, sociais e ambientais. Um desafio que impacta não apenas a estratégia, mas a cultura e a liderança das organizações, dois assuntos que estão na pauta de todo profissional de recursos humanos.

“A sustentabilidade tem de estar na agenda de RH e RH deve não apenas apoiar a implantação, mas, também, repensar seus próprios modelos e práticas, afinal, as pessoas são uma das bases do tripé da sustentabilidade. Continuar atuando como se a sustentabilidade não dependesse da contribuição dos colaboradores significa continuar acreditando que processos são mais relevantes que pessoas”, afirma Françoise Trapenard, diretora de desenvolvimento sustentável da ABRH-Brasil, ao anunciar a criação de um novo espaço de debate sobre a questão da sustentabilidade nas empresas.

É o SustentABRH – Fórum ABRH-Brasil de Sustentabilidade, uma proposta diferenciada para que gestores de pessoas, especialistas de RH e profissionais interessados em ampliar o repertório sobre sustentabilidade e gestão de pessoas possam se encontrar, trocar ideias e experiências e, juntos, realizar o exercício de atrelar a gestão do capital humano à sustentabilidade dos negócios.

Cocriação

Pioneiro, o evento trata de um tema emergente, sobre o qual ainda não existe literatura em português, mas seu principal diferencial, salienta Françoise, é a cocriação do conteúdo. Ou seja, na primeira metade do fórum, a palavra fica com os palestrantes e, na outra, os próprios participantes são convidados a dialogarem entre si e aprofundarem os temas apresentados.

“O encontro foi desenhado para promover inteligência e aprendizado coletivo e concebido para ser o mais participativo possível”, explica a diretora da ABRH.

Transparência

A primeira edição será realizada nos dias 16 e 17 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro. No Espaço Corcovado da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o fórum contará com a participação de Alan Hitner, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da GranBio, e Cid Alledi Filho, professor de disciplinas ligadas à ética nos negócios, transparência, diálogo, responsabilidade social e sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Unicamp e Ibmec, entre outros palestrantes.

Depois disso, anualmente, o SustentABRH visitará uma capital diferente, promovendo debates de acordo com a realidade local. “É necessário um grau de customização em função dos temas típicos de cada região deste país, que, em verdade, é um continente”, finaliza Françoise.


Mais informações:
www.abrhbrasil.org.br
sustentabrh@abrhbrasil.org.br
Tel. (11) 3138-3420

comentários