Uma questão da atitude da liderança

de Redação em 4 de abril de 2017

Quando os colaboradores veem verdadeiros líderes na
empresa, o comprometimento aumenta

Pesquisa feita em 2016 pela consultoria de benefícios e capital humano Aon, com 54 mil profissionais de diversas empresas e setores, revela que as companhias que têm melhores índices de engajamento são aquelas em que os colaboradores enxergam os gestores como verdadeiros líderes.

“Esses dados são muito reveladores”, afirma Bruno Andrade, líder de consultoria em Talent e Engajamento da Aon Brasil. “Estamos falando das companhias com melhores índices de satisfação e motivação do país. E, finalmente, podemos entender o que elas fazem de diferente e o que elas têm de especial”, acrescenta.

De acordo com o especialista, o engajamento é a percepção do colaborador de que ele entrega o seu melhor e é reconhecido por isso, é um sentimento de conexão e uma sensação de adequação com o ambiente de trabalho.

“Funcionários engajados têm sentimento de donos do negócio. As empresas que investem no engajamento percebem que essa é uma maneira de obter resultados e garantir a prosperidade no médio e longo prazo”, explica Andrade.

Estudos comprovam que as companhias que contam com times mais engajados têm resultados superiores. De acordo com o levantamento da Aon, empresas com mais engajados atendem melhor os clientes e têm resultados superiores.

Nas empresas com os melhores índices de engajamento:
77% dos colaboradores se sentem inspirados pela liderança em relação ao futuro dos negócios;
78% acreditam que os líderes tomam boas decisões;
76% entendem que os gestores se comunicam de forma aberta e honesta;
71% se sentem reconhecidos como os bens mais valiosos da empresa.

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