Videoconferência: empresa orienta profissionais a evitar desconfortos

    0
    545

    A videoconferência tem sido cada vez mais utilizada no mundo corporativo, seja para a realização de reuniões ou para processos de seleção. O recurso traz benefícios para todos os envolvidos, pela possibilidade de conectar profissionais de diferentes partes do mundo com rapidez, além de gerar economia de tempo e recursos financeiros no deslocamento dessas pessoas.

    A grande questão no contato por videoconferência é que os participantes devem ter alguns cuidados para que a conversa seja realmente eficiente. Por exemplo, em um processo seletivo um candidato pode passar má impressão se, em um momento importante do bate-papo, o interfone tocar, o cachorro latir ou algum membro da família interromper a conversa perguntando se já pode servir o almoço.

    Para auxiliar os profissionais a contribuírem para videoconferências mais eficazes, os especialistas da Robert Half listaram abaixo algumas orientações:

    1. Escolha uma roupa adequada – A roupa escolhida para uma videoconferência deve seguir os mesmos padrões de uma entrevista presencial e estar de acordo com o dress code praticado na companhia em questão. Não caia na tentação de usar, por exemplo, camisa social e bermuda, para não passar por constrangimentos caso precise ficar em pé em algum momento do bate-papo.

    2. Esteja munido de informações – Tenha em mente os tópicos que serão debatidos na videoconferência e separe as informações que estão em seu poder e poderão ser úteis no bate-papo. Em caso de entrevistas de emprego, estude informações sobre a empresa, o mercado de atuação e pontos relevantes de suas experiências profissionais.

    3. Teste a conectividade – Teste com antecedência as ferramentas que utilizará durante a videoconferência. É muito importante que sua internet seja estável. Problemas com imagem ou som durante a entrevista podem prejudicar seu desempenho e a compreensão das informações de maneira correta.

    4. Tenha atenção à escolha do local – Escolha um lugar calmo e com boa luminosidade, como na sala, quarto ou escritório, e que tenha um fundo neutro ou branco para desviar a atenção do seu interlocutor. Além disso, evite ambientes barulhentos ou com som alto.

    5. Tenha o celular próximo, mas no modo silencioso – Durante a entrevista, deixe ao seu lado o celular, de preferência no modo silencioso. Caso a conexão da internet falhe, seu interlocutor terá uma forma rápida de contato com você.

    6. Mantenha o foco na câmera – Procure olhar diretamente para a câmera, com certa frequência na entrevista, e não para a tela – como muitas vezes as pessoas fazem. Isso criará um vínculo maior com o interlocutor. Em caso de câmeras que não estejam embutidas no computador, é importante que ela esteja alinhada de uma forma que fique de frente para você. O enquadramento deve ficar do nível do peito até em cima.

    7. Certifique-se de que ninguém irá interromper você – Se estiver em casa no momento da videoconferência e mora com outras pessoas, avise-as sobre o período em que não poderá sofrer interrupções. Tirar o telefone e o interfone do gancho também é importante para garantir a sua concentração.

    comentários