Visão de pessoas

0
524
Elaine, da ABRH-Brasil: contribuição estratégica

Diante de um cenário em que nuvens negras parecem avançar sobre o mundo corporativo, muitas organizações se veem instadas a reverem processos, custos e caminhos para superar as turbulências do mercado. Nos novos rumos a serem trilhados, existe até a possibilidade de a companhia se reinventar, ou não, mas certamente há um fator crucial para o sucesso dessa ou de qualquer outra empreitada: o fator humano.

A crescente importância ou o reconhecimento cada vez maior sobre o valor das pessoas como grande diferencial das empresas tem levado a área de recursos humanos a assumir um papel de destaque em muitas corporações. Sai definitivamente de cena o antigo departamento pessoal e sobe ao palco o RH estratégico, capaz de contribuir para o sucesso e perenidade da organização. Falar em estratégia agora é falar, também, em gestão de pessoas.

Por essa razão, a edição brasileira da mais prestigiada publicação sobre negócios do mundo, a Harvard Business Review (HBR Brasil), conta, desde este ano, com a participação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil), em seu conselho editorial, representada por Elaine Saad, vice-presidente da entidade. “Não há como não pensar no tema ‘pessoas’ em gestão. A área de recursos humanos tem uma grande relevância nas empresas e contar com a contribuição da ABRH-Brasil em nosso conselho é ter a oportunidade de ampliar e aprofundar esse olhar a partir do capital humano”, diz Roberto Muller Filho, publisher da HBR Brasil, produzida pela Editora Segmento.

Para Elaine, participar do conselho editorial de uma revista de renome é a oportunidade de influenciar na seleção e abordagem dos temas a serem disponibilizados ao público leitor. “No caso da Harvard, nosso interesse é contribuir para que os temas trabalhados sejam de interesse da comunidade de recursos humanos e ajudem no desenvolvimento profissional, além de possibilitar o estudo mais aprofundado desses temas, característica dessa revista.”

A principal colaboração da ABRH-Brasil, continua Elaine, está voltada aos temas que envolvam assuntos empresariais na área de gestão de pessoas e de administração de recursos humanos de maneira geral. “A entidade é portadora de uma grande rede de networking no mercado, podendo disponibilizá-la a serviço do conteúdo da revista.”

Fazem parte também do conselho Pedro Parente, ex-ministro, ex-presidente da Bunge e presidente do conselho da BM&FBovespa; José Luiz Bichuetti, superintendente da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), instituição filantrópica que atua nas áreas de saúde, educação e assistência social; José Guimarães Monforte, sócio da Emax Consultoria e membro do Conselho do Banco Tribanco e presidente do Conselho Consultivo da Premix; e Murilo Portugal, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

comentários